Projetos
Tipologia textual: o texto expositivo oral
RELATO PESSOAL
Professora Mônica Silva
Ferreirinha parou
de achar graça na alegria
por Bruno Moreschi
publicado na revista piauí (04/09) Ilustração de Andres Sandoval De iPod nos ouvidos e mergulhado em si mesmo, Ronaldo Ferreira se maquia ao som da bela e desconsolada Gymnopédie I de Satie. Os radiantes potes de tinta amarela, azul e verde não foram nem retirados da mochila. No reflexo do espelho, surge um rosto tisnado de melancolia. O sorriso é negro, levemente côncavo, propositadamente borrado. Escuridão também nas pálpebras. Nas bochechas, a palidez da tinta branca. Cor viva, só mesmo o vermelho de duas lágrimas, uma em cada face. O palhaço Ferreirinha não vê mais motivos para rir. Dramático, sintetiza: “Agora ele chora sangue.”
Sentado numa cadeira de lata, um
Ferreirinha cabisbaixo dá início ao espetáculo. Era a festa de aniversário do
menino Humberto Farins, que fazia 7 anos. A excitação tomava conta da jovem
platéia. Passado um instante de silêncio, Ferreirinha ergue a cabeça e lança
uma questão existencial: “Há motivo para eu me levantar, crianças?” Já
engatilhadas, umas poucas gargalhadas atravessam o ambiente. São logo seguidas
de outra dose de silêncio. As crianças não se mexem, prontas a explodir de
felicidade. Ferreirinha volta à carga: “Há de fato motivo para o palhaço se
levantar, meus queridos?” Aqui e ali alguns insistem em rir, certos de que no
próximo compasso a cadeira se desmanchará e o tombo do palhaço será uma alegria
só.
Mas não foi o que aconteceu — e na
sala transfixada houve a sutil metamorfose da expectativa em apreensão. Uma
névoa de espanto baixou sobre todos. Assustadas, as crianças não responderam à
pergunta do palhaço. Do que seriam as risadas, sobrou apenas o inútil conjunto
de boquinhas abertas.
Ferreirinha se levantou e abriu os
braços em cruz. Olhou para o céu e, perante o silêncio das esferas, soltou uma
gargalhada de desespero: “Por que não chove mais?!” E, virando-se para o
aniversariante, lamentou: “Mais um ano, Humbertinho. Mais um ano que se foi
para você.”
Na noite desse mesmo dia, Ronaldo
Ferreira teve de enfrentar a indignação de sua mulher, Suzana Ferreira, 34
anos: “Se você continuar com essa mania de não sorrir, vai faltar dinheiro no
fim do mês.” O marido permaneceu calado no sofá. Na manhã seguinte, deixou um
bilhete ao lado da caneca de leite de Suzana: “Seria inexplicável explicar o
explicável. Sei que você está decepcionada. Isso vai passar. Ainda serei o
palhaço lúdico pelo qual você se apaixonou.”
Escreveu só para ganhar tempo. Não
pretendia voltar a ser o palhaço que durante anos animara exemplarmente os
aniversários chiques dos bairros de Higienópolis, Jardins e Jardim Paulistano,
em São Paulo.
Ferreirinha foi sempre um palhaço
atualizado. Começou com o tradicional aperto de mão que dá choque e com a flor
na lapela que esguicha água, mas logo se adiantou à concorrência. Quando
apareceram os estojos de mágico, pediu à irmã que trouxesse dos Estados Unidos
o mais completo que havia. Fez curso de malabares com tocha quando percebeu que
a pirotecnia deslumbra as crianças. Comprou luzes de néon para iluminar o
palco. Não mais: “Hoje eu quero a tristeza sem truques.”
A desolação chegou em novembro do ano
passado, precisamente na hora em que cortou o bolo dos seus 37 anos. Estavam
ele e a família. Quando todos foram dormir, ficou para trás e se pôs a
assistir, pela décima sétima vez, seu filme predileto: O Homem Que Ri,
de 1928, um clássico do cinema mudo alemão. Chorou como sempre ao ver o ator
Conrad Veidt no papel do trágico palhaço Gwynplaine, em cujo rosto fora talhado
à faca o perpétuo esgar de um sorriso. Ferreira se deu conta de que a alegria
não se dissociava da tristeza. Um verdadeiro artista não tinha como abrir mão
de um dos lados da moeda da vida.
Rendeu-se então ao abismo da condição
humana. Fez as contas: depois de quase duas décadas de riso, era hora de fechar
a cara. Julgou o fato de jamais ter usado nariz vermelho como um sinal de que a
mudança estava prevista desde há muito.
A festa seguinte a essa iluminação
começaria como todas as outras. Sorrindo, ele se apresentou com o velho bordão:
“Palhaço Ferreirinha, cabelinho de cenoura e nariz da sua vizinha!” Tudo seguia
igual até o finzinho, quando, de súbito, veio o escorregão — que, diga-se, a
princípio provocou muito risada. A queda, porém, foi acompanhada de um
dilacerante gemido de pavor. Nem nos seus piores dias Kierkegaard gemeu igual.
Estatelado ali no chão frio, por dois longos minutos ele pareceu que morria.
Expirou declamando o grande Quevedo: “O que chamais morrer é acabar de morrer,
e o que chamais nascer é começar a morrer, e o que chamais viver é morrer
vivendo.”
Nem crianças nem pais compreenderam o
fôlego dramático da cena, mas, como o resto do espetáculo tinha sido repleto de
palhaçadas, ficou por isso mesmo. Vieram outras apresentações nos quatro meses
seguintes — uma mais triste que a outra.
Ferreira não gosta de ouvir que sofre
de depressão. Considera o diagnóstico simplório. Convicto, repete aos críticos
e aos fãs: seguirá fazendo graça, mas não voltará a ser um palhaço idiotamente
feliz. “Conheci o fundo do poço. Ignorar essa experiência seria fazer um papel
tão ridículo quanto o daquele Bozo arrependido”, diz, referindo-se a Arlindo
Barreto, o primeiro de vários palhaços Bozo e alegria da criançada no início
dos anos 80. Depois de largar a cocaína, Bozo virou pastor evangélico. Prega
vestido de palhaço.
Em março, cansado da insistência da
família, Ferreira se rendeu e foi ao médico. O doutor receitou um remédio de
tarja preta. “Muito obrigado, mas dispenso alegria comprada”, respondeu
tristonho.
Ao deixar o consultório, viu-se no
corredor lotado do Hospital das Clínicas. Acabrunhado, imaginou-se em serviço e
de pronto inventou uma palhaçada. Tiraria do casaco uma banana de dinamite e
ameaçaria explodi-la. Ao apertar o botão, uma flor brotaria do artefato. As
pessoas chorariam de susto e depois ririam de alívio: tristeza e alegria, como
a própria vida.
Projeto:
O Pão Nosso de Cada Dia
E. E. Brazilia
Tondi de Lima
Professoras:
Luiza Lucinda de Souza
Diretora: Marli
Mesquita Nunes
Vice-diretora:
Ana Rita Batista Guedes Domingos
Coordenador:
Fernando da Silva Magalhães
Objetivo:
Possibilitar aos alunos do 9º D ano, a observação da reação química do fungo Saccharomyces cerevisIae do fermento
biológico, além de propiciar a vivência na confecção e degustação do pão
caseiro, e esfihas.
Metodologia:
Os pães serão feitos na escola pela Professora Luiza Lucinda de Souza de
Ciências Biológicas, com a participação dos alunos do 9ª ano, turma, D,. Os
pães serão assados na cozinha da escola, e a degustação será feita pelos alunos
no refeitório da escola. Serão distribuídos aos alunos receita do pão, construção
de portfólios, relatório e registro com fotos.
Materiais:
Farinha de trigo, fermento biológico, óleo vegetal, açúcar, sal, queijos
mussarela e ricota, creme de leite, orégano, água morna, bacia plástica, colher
de pau e assadeiras.
Resultados esperados: Que os alunos possam compreender
a reação química que ocorre quando os microorganismos Saccharomyces cerevisiae,
presente no fermento biológico, rompem as ligações entre a glicose e a frutose,
obtendo glicose livre, da qual se alimentam e produzem CO2, esse gás junta-se
as bolhas de ar que se formam no momento que estamos sovando a massa. São essas
bolhas de ar e gás carbônico que se expandem, e torna possível o crescimento da
massa. Esse processo também permite que o Saccharomyces cerevisae a partir da
metabolização do açúcar produza energia para sua sobrevivência.
NÚCLEO PEDAGÓGICO-D.E.R.-SBC
Rede 060/2015 de 05-03-2015
Assunto 1: "7º Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero: Experiências de Promoção da Igualdade Étnico Racial no Ambiente Escolar" (Resp: PCNP Helder)
O prêmio em questão tem como objetivo identificar, apoiar e difundir boas práticas pedagógicas e de gestão escolar comprometidas com o reconhecimento, valorização e promoção da diversidade étnico-racial e de gênero.Esta edição apresenta algumas novidades, como a incorporação de gênero ao nome do prêmio.Todas as informações adicionais e orientações, bem como as inscrições serão realizadas diretamente no site abaixo citado.Podem participar professores e gestores e as inscrições serão até o dia 31 de março, no site da CEERT: www.ceert.org.br
PLANOS DE MATEMÁTICA
Diretoria de São Bernardo do Campo
Escola
Estadual “BRAZÍLIA TONDI DE LIMA”
Av. Isabel de Andrade
Maia nº 733, Vila São José - São Bernardo do Campo – CEP 09790-430.
PLANO DE RECUPERAÇÃO CONTINUA – 4º BIMESTRE
Diretora:
Hideko Ogata Nigre
Vice
- Diretor: Aloisio Martini
Vice
– Diretora: Ana Rita Batista Guedes Domingos
Coordenadora
Gestora de Apoio Pedagógico: Maria do Socorro da
Nóbrega
Coordenadora
do Ensino Fundamental II: Márcia Evangelista da Cunha
Coordenadora
do Ensino Médio: Maria Aparecida dos Santos Paulino
Professor: Marly da
Silva Somaio Série:
3°A - EM
Disciplina: MATEMÁTICA
Duração: 3º bimestre
Data da
Entrega: 11/10/2013
PLANO ANUAL – 2014
ESCOLA: BRAZILIA TONDI DE LIMA
PROFESSORES:
DISCIPLÍNA: MATEMÁTICA
8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º BIMESTRE
Números Reais
- Conjuntos numéricos;
-
Números irracionais;
-
Potenciação e radiciação e R;
-
Notificação Científica.
2º BIMESTRE
Álgebra
-
Equação do 2º grau: resolução e problemas;
Funções
-
noções básicas sobre função;
-
idéia de variação;
-
construção de tabelas e gráficos para representar funções de 1º e 2º graus.
3º BIMESTRE
Proporcionalidade na
geometria
-
o conceito de semelhança;
-
semelhança de triângulos;
-
razões trigonométricas.
4º BIMESTRE
Corpos Redondos
-
o número ¶ ; a circunferência, o círculo e suas partes; área do circulo;
-
volume e área do cilindro;
Probabilidade
-
Problemas de contagem e introdução à probabilidade.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
1º
BIMESTRE
-
Reconhecer os conjuntos numéricos.
-
Reconhecer problemas com números irracionais.
-
Determinar potenciação e radiciação e R.
-
Identificar notação científica.
2º
BIMESTRE
-Fazer
uma abordagem qualitativa da equação antes de resolvê-la: ralacionar
coeficientes e raízes ou procurar fatorá-las.
-Determinar
as raízes das equações de 2º grau por maio de fatorações ou pela fórmula de
Baskhara;
-
Resolver problemas que podem ser traduzidos por meio de equações de 2º grau.
-Identificar
grandezas direta ou inversamente proporcionais e não proporcionais a partir de
tabelas, gráficos ou por meio de sentenças que as relacionam;
-Representar
no plano cartesiano interdependência de duas grandezas direta ou inversamente
proporcionais.
3º
BIMESTRE
-Compreender
proporcionalidade e noção de semelhança;
-Identificar
a semelhança entre figuras planas e as razões trigonométricas de ângulo agudo.
-Reconhecer
as relações múltiplas entre conceitos geométricos e também algébricos.
-Determinar
as relações métricas em triângulos retângulos.
4º
BIMESTRE
-Determinar
a área do círculo, de setores circulares e de coroas circulares.
-Determinar
a probabilidade por meio de comparação entre áreas de figuras geométricas;
-Representar
a probabilidade de eventos por meio de uma razão, seja na forma decimal,
porcentual ou na fracionária.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
-
Atividades de assimilação
-
Exercícios de fixação.
-
Trabalhos extraclasse.
-
Debate em sala de aula.
AVALIAÇÃO
-
Contribuições dos alunos orais ou escritas para assuntos abordados nas
atividades propostas em sala de aula.
-
Avaliações orais e escritas, individuais e em grupos
-
Atividades e trabalhos extraclasse.
RECURSOS
-
Caderno de Matemática
-
Materiais de pesquisa em livros, revistas, jornais e internet.
-
Livro didático.
-
Jogos referentes à disciplina
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO
CONTÍNUA
O
trabalho de recuperação contínua deverá ser pautado na apropriação dos
objetivos propostos por meio de revisões e retomadas de conteúdos e
informações.
PLANO
ANUAL 2014
ESCOLA: BRAZILIA TONDI DE
LIMA
PROFESSORES: Marly da
Silva Somaio
DISCIPLÍNA: MATEMÁTICA
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
1º BIMESTRE
Geometria/Relações
Geometria analítica
• Pontos: distância, ponto
médio e alinhamento de três pontos
• Reta: equação e estudo
dos coeficientes; problemas lineares
• Ponto e reta: distância
• Circunferência: equação
• Reta e circunferência:
posições relativas
• Cônicas: noções,
equações, aplicações
2º BIMESTRE
Números
Equações algébricas e
números complexos
• Equações polinomiais
• Números complexos:
operações e representação geométrica
•Teorema sobre as raízes
de uma equação polinomial
• Relações de Girard
3º BIMESTRE
Relações
Estudo das funções
• Qualidades das funções
• Gráficos: funções
trigonométricas, exponencial, logarítmica e polinomiais
• Gráficos: análise de
sinal, crescimento e taxa de variação
• Composição: translações
e reflexões
• Inversão
4º BIMESTRE
Números/Relações
Estatística
• Gráficos estatísticos:
cálculo e interpretação de índices estatísticos
• Medidas de tendência
central: média, mediana e moda
• Medidas de dispersão:
desvio médio e desvio padrão
• Elementos de amostragem
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
1º BIMESTRE
•Saber
usar de modo sistemático sistemas de coordenadas cartesianas para representar pontos, figuras, relações, equações
•Saber
reconhecer a equação da reta, o significado de seus coeficientes, as condições que garantem o paralelismo e a perpendicularidade
entre retas
•Compreender
a representação de regiões do plano por meio de inequações lineares
•Saber
resolver problemas práticos associados a equações e inequações lineares
•Saber
identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma
reduzida
e conhecer as propriedades características das cônicas
2º BIMESTRE
•Compreender
a história das equações, com o deslocamento das atenções das fórmulas para as
análises qualitativas
•Conhecer
as relações entre os coeficientes e as raízes de uma equação algébrica
•Saber
reduzir a ordem de uma equação a partir do conhecimento de uma raiz
•Saber
expressar o significado dos números complexos por meio do plano de Argand-Gauss
•Compreender
o significado geométrico das operações com números complexos, associando-as a
transformações no plano
3º BIMESTRE
•Saber
usar de modo sistemático as funções para caracterizar relações de
interdependência, reconhecendo as funções de 1oe de 2ograus, seno, cosseno,
tangente, exponencial e logarítmica, com suas propriedades características
•Saber
construir gráficos de funções por meio de transformações em funções mais
simples (translações horizontais, verticais, simetrias, inversões)
•Compreender
o significado da taxa de variação unitária (variação de f(x) por unidade a mais
de x), utilizando-a para caracterizar o crescimento, o decrescimento e a
concavidade de gráficos
•Conhecer
o significado, em diferentes contextos, do crescimento e do decrescimento
exponencial, incluindo-se os que se expressam por meio de funções de base ℮
4º BIMESTRE
•Saber
construir e interpretar tabelas e gráficos de frequências a partir de dados
obtidos em pesquisas por amostras estatísticas
•Saber
calcular e interpretar medidas de tendência central de uma distribuição de
dados: média, mediana e moda
•Saber
calcular e interpretar medidas de dispersão de uma distribuição de dados:
desvio padrão
•Saber
analisar e interpretar índices estatísticos de diferentes tipos
•Reconhecer
as características de conjuntos de dados distribuídos normalmente; utilizar a
curva normal em estimativas pontuais e intervalares
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
-
Atividades de assimilação
-
Exercícios de fixação.
-
Trabalhos extraclasse.
-
Debate em sala de aula.
AVALIAÇÃO
-
Contribuições dos alunos orais ou escritas para assuntos abordados nas
atividades propostas em sala de aula.
-
Avaliações orais e escritas, individuais e em grupo
-
Atividades e trabalhos extraclasse.
RECURSOS
-
Caderno de Matemática
-
Materiais de pesquisa em livros, revistas, jornais e internet.
-
Livro didático.
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO
CONTÍNUA
O
trabalho de recuperação contínua deverá ser pautado na apropriação dos
objetivos propostos por meio de revisões e retomadas de conteúdos e
informações.
PLANO BIMESTRAL – 2012
ESCOLA: BRAZILIA TONDI DE LIMA
PROFESSORES:
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º BIMESTRE
Números racionais
- transformações de decimais finitos em
frações;
- dízimas
periódicas e fração geratriz.
Potenciação
- propriedades
para expoentes inteiros;
- problemas de
contagem.
2º BIMESTRE
Expressões Algébricas
- equivalências
e transformações;
- produtos
notáveis;
- fatoração
algébrica.
3º BIMESTRE
Equações
- resolução de
equações de 1º grau;
- sistemas de
equações e resolução de problemas;
- Inequação do
1º grau.
Gráficos
- coordenas:
localização de pontos no plano cartesiano.
4º BIMESTRE
Geometria
-Teorema de
Tales;
-Teorema de
Pitágoras
- Área de
Polígonos
- Volume do
Prisma
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1º BIMESTRE
-Compreender a
idéia de número racional em sua relação com frações e as raízes;
-Conhecer as
condições que fazem com que uma razão entre inteiros possa se expressar por
meio de dízimas periódicas; saber calcular a geratriz de uma dízima;
-Compreender a
utilidade do uso da linguagem das potências para representar números muito
grandes e muito pequenos;
-Conhecer
as propriedades das potências e saber realizar de modo significativo das
operações com potências ( expoentes inteiros ) .
2º
BIMESTRE
-
Realizar operações simples com monômios e polinômios;
-
Relacionar as linguagens algébrica e geométrica, sabendo traduzir uma delas na
outra, particularmente no caso dos produtos notáveis;
- Saber atribuir à fatoração algébrica e
como utiliza-la na resolução de equações e em outros contextos;
- Compreender o significado de expressões
envolvendo números naturais por meio de sua representação simbólica e de seu
significado geométrico ( 2n é um número par, 2n + 1 é um número ímpar, etc.)
3º
BIMESTRE
-
Compreender situações-problema que envolve proporcionalidade, sabendo
representá-las por meio de equações ou inequações;
-
Saber expressar de modo significativo a solução de equações e inequações do 1º
grau;
-
Saber explorar problemas simples de duas equações e duas incógnitas pelos
métodos da adição e da subtração, sabendo escolher de forma criteriosa o
caminho mais adequado em cada situação.
-
Compreender e usar o plano cartesiano para a representação de pares ordenados,
bem como para a representação das soluções de um sistema de equações lineares.
4º
BIMESTRE
-
Reconhecer e aplicar o teorema de Tales como uma forma de ocorrência da idéia
de proporcionalidade, na solução de problemas em diferentes contextos.
-
Compreender o significado do teorema de Pitágoras, utilizando-o na solução de
problemas em diferentes contextos;
-
Calcular áreas de polígonos de diferentes tipos, com destaque para os polígonos
regulares;
-
Saber identificar prismas em diferentes contextos, bem como saber construí-los
e calcular seus volumes.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Atividades de
assimilação
- Exercícios de
fixação.
- Trabalhos
extraclasse.
- Debate em
sala de aula.
AVALIAÇÃO
- Contribuições
dos alunos orais ou escritas para assuntos abordados nas atividades propostas
em sala de aula.
- Avaliações
orais e escritas.
- Atividades e
trabalhos extra classe.
RECURSOS
- Caderno de
Matemática
- Materiais de
pesquisa em livros, revistas, jornais e internet.
- Livro
didático.
- Jogos
referentes à disciplina
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA
O trabalho de
recuperação contínua deverá ser pautado na apropriação dos objetivos propostos
por meio de revisões e retomadas de conteúdos e informações.
PLANO BIMESTRAL ADAPTADO –
2012
ESCOLA
PROFESSORA: MARLY
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ALUNO: CARLOS VINICIUS
LIMA MACHADO DE SOUZA
SÉRIE: 7ª C
CONTEÚDOS
PREVISTOS
-
Aprender a Soma das Unidades, utilizando os números de
METODOLOGIA
-
Aulas direcionadas ao aluno com orientações e comandos verbais;
-
Utilização de materiais concretos: palitos, feijões, recorte e colagem,
material dourado, jogos pedagógicos;
-
Material de apoio: xérox de livros de alfabetização.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua de acordo com as atividades aplicadas diariamente.
PLANO BIMESTRAL ADAPTADO –
2012
ESCOLA: BRAZILIA TONDI DE LIMA
PROFESSORA: MARLY
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
ALUNO: FELIPE OTÁVIO PAIXÃO
SÉRIE: 7ª D
CONTEÚDOS
PREVISTOS
-
Aprender a Soma das Unidades, utilizando os números de
METODOLOGIA
-
Aulas direcionadas ao aluno com orientações e comandos verbais;
-
Utilização de materiais concretos: palitos, feijões, recorte e colagem,
material dourado, jogos pedagógicos;
-
Material de apoio: xérox de livros de alfabetização.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua de acordo com as atividades aplicadas diariamente.
PLANO BIMESTRAL – 2012
ESCOLA: BRAZILIA TONDI DE LIMA
PROFESSORES:
DISCIPLÍNA: MATEMÁTICA
8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º BIMESTRE
Números Reais
-Conjuntos numéricos;
-Números
irracionais;
- Potenciação e
radiciação e R;
- Notificação
Científica.
2º BIMESTRE
Álgebra
- Equação do 2º
grau: resolução e problemas;
Funções
- noções
básicas sobre função;
- idéia de
variação;
- construção de
tabelas e gráficos para representar funções de 1º e 2º graus.
3º BIMESTRE
Proporcionalidade na geometria
- o conceito de
semelhança;
- semelhança de
triângulos;
- razões trigonométricas.
4º BIMESTRE
Corpos Redondos
- o número ¶ ;
a circunferência, o círculo e suas partes; área do circulo;
- volume e área
do cilindro;
Probabilidade
- Problemas de
contagem e introdução à probabilidade.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
1º BIMESTRE
- Reconhecer os
conjuntos numéricos.
- Reconhecer
problemas com números irracionais.
- Determinar
potenciação e radiciação e R.
- Identificar
notação científica.
2º BIMESTRE
-
Fazer uma abordagem qualitativa da equação antes de resolvê-la: ralacionar
coeficientes e raízes ou procurar fatorá-las.
-
Determinar as raízes das equações de 2º grau por maio de fatorações ou pela
fórmula de Baskhara;
-
Resolver problemas que podem ser traduzidos por meio de equações de 2º grau.
-
Identificar grandezas direta ou inversamente proporcionais e não proporcionais
a partir de tabelas, gráficos ou por meio de sentenças que as relacionam;
-
Representar no plano cartesiano interdependência de duas grandezas direta ou
inversamente proporcionais.
3º
BIMESTRE
-
Compreender proporcionalidade e noção de semelhança;
-
Identificar a semelhança entre figuras planas e as razões trigonométricas de
ângulo agudo.
-
Reconhecer as relações múltiplas entre conceitos geométricos e também
algébricos.
-
Determinar as relações métricas em triângulos retângulos.
4º
BIMESTRE
-
Determinar a área do círculo, de setores circulares e de coroas circulares.
-
Determinar a probabilidade por meio de comparação entre áreas de figuras
geométricas;
-
Representar a probabilidade de eventos por meio de uma razão, seja na forma
decimal, porcentual ou na fracionária.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
- Atividades de
assimilação
- Exercícios de
fixação.
- Trabalhos
extraclasse.
- Debate em
sala de aula.
AVALIAÇÃO
- Contribuições
dos alunos orais ou escritas para assuntos abordados nas atividades propostas
em sala de aula.
- Avaliações
orais e escritas.
- Atividades e
trabalhos extraclasse.
RECURSOS
- Caderno de
Matemática
- Materiais de
pesquisa em livros, revistas, jornais e internet.
- Livro
didático.
- Jogos
referentes à disciplina
PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA
O trabalho de
recuperação contínua deverá ser pautado na apropriação dos objetivos propostos
por meio de revisões e retomadas de conteúdos e informações.
MAQUETES COM MATERIAL RECICLÁVEL
As Maravilhas do Mundo Antigo e Contemporâneo
Professora Adriana Colombrini (História)Professora Adriana e seus alunos
Chichén Itzá (México)
A Cidade Maia de Chichén Itzá localiza-se na província mexicana de Iucatã. Compõem as estruturas da cidade a pirâmide de Kukulkan, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sítio arqueológico desta civilização americana.
| ||||||||||||||
O templo de Ártemis
|
PROJETO COPA 2014 – PLURALIDADE CULTURAL
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Mascote da Copa - FULECO |
OBJETIVO: Enriquecer, ampliar, diversificar os
conteúdos da Base Nacional Comum ou parte deles, por meio de estudos
focalizados em problemas (situações problemas) selecionados pela equipe
escolar, de forma que eles sejam organicamente integrados ao currículo escolar,
favorecendo o desenvolvimento da autonomia e o aprendizado da cooperação e
participação social. Introduzir a pesquisa como princípio educativo, destacando
sua importância enquanto metodologia básica de trabalho na escola e na vida.
Estimular diferentes formas dos alunos se organizarem para garantir o saber.
Garantir outras possibilidades de aprendizagem para os alunos.
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Notícias das Copas |








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Sugestão para um Projeto Interdisciplinar
História Em Versos
PRODUÇÕES TEXTUAIS COLETIVAS
Textos dos alunos da 8ªE e 8ªF
Professora Silvia Rodrigues
O
LOBISOMEN DO NORTE
AUTORES: Kelly, Vitória, Caíque, Ieda.
Como
todos sabiam, ele só se transformava na lua cheia, à meia noite, nenhuma pessoa
tinha coragem de ver esta transformação.
A
transformação que acontecia com ele, era uma coisa sobrenatural, fora do comum
e por isso quando alguém percebia que a transformação estava acontecendo, todos
saíam correndo, pois quando a transformação era concluída, ele ficava fora de
mim e atacava quem estivesse por perto.
Na
última transformação que ocorreu, um caçador deu um tiro de bala de prata no
peito do lobisomem acabando com a maldição e fazendo com que ele voltasse a ser
um ser humano comum.
O LOBISOMEN IDADE MÉDIA
AUTORES: Samira e Jefferson.
O
lugar onde eles se reuniam era um templo onde eles faziam um ritual cortavam
seus pulsos, derramavam seu próprio sangue em um cálice, arrancavam seus pelos
e misturavam, depois jogavam o cálice em uma fogueira e assim renovavam o seu
pacto com o mundo dos mortos.
O único
medo era que alguém descobrisse seus esconderijos, pois tudo isso era mantido
em segredo. Os rituais eram feitos em toda lua cheia, exatamente à meia noite
aconteciam várias possessões durante os rituais.
Em
um desses rituais um lobisomem não se controlou e acabou atacando todos os
seres humanos que via pela frente, então com isso faziam seus rituais em
lugares distantes, locais que os seres humanos não habitavam muito.
Um
dia uma feiticeira atingiu o peito do líder com um crucifixo de prata,
matando-o e transformando todos os outros em pessoas normais.
O LOBISOMEM NA IDADE
MÉDIA
AUTORES; Kelly, Vitória, Caíque, Ieda,
Ninguém
nunca tinha visto lobisomens, mas sempre ouviram histórias, as crianças tinham
medo, mas os adultos não acreditavam.
Para
os adultos, o lobisomem era só uma lenda, eles achavam que não existiam e só
contavam para as crianças para deixa-los com medo... Até que um dia,na noite de
natal,apareceu um lobisomem na vila.
Todos
ficaram apavorados, pois achavam que lobisomem era só uma lenda.
Na
hora que eles viram o lobisomem, todos começaram a correr desesperadamente e o
lobisomem acabou mordendo uma pessoa.
No
mesmo instante a pessoa que foi mordida se transformou em um lobisomem e a vila
inteira se mudou com medo de novos ataques.
UM LOBISOMEM GAULÊS
AUTORES: Larissa, Kelen, Alessandra.
Depois
o mendigo decidiu cozinhar as partes do corpo da menina, pois estava com muita
fome.
Então
o taverneiro decidiu matar o mendigo, pois a garota era filha dele. Os dois
começaram a lutar, o taverneiro tinha uma maldição que era se transformar em um
lobisomem, então assim foi ele matou o mendigo e se vingou por ele ter matado
sua filha.
Quando
foi mais tarde, já à noite e o taverneiro já tinha dormido, começou a sonhar
com o mendigo e acordou assustado; então foi até a cozinha beber um copo com
água, quando viu o mendigo com uma faca pronto para atacá-lo.
Sua
mulher, arrasada a morte da filha, ouviu barulhos na cozinha e foi ver o que
estava acontecendo:
-Amor, o que aconteceu?
-Amor, o que aconteceu?
-Nada,
pode voltar a deitar, pensei que era uma pessoa aqui, mas não é não.
Então
sua esposa foi se deitar e o taverneiro também, mas ele não conseguia dormir
pensando no que tinha acontecido.
No
dia seguinte, saindo de casa, o taverneiro decidiu ir à floresta. Andando pelas
árvores, ele avistou de longe o mendigo e começou a correr desesperadamente...
Com muito medo ele pegou um pau e esperou o mendigo vir até ele, quando o
mendigo chegou perto dele,deu duas facadas na perna dele,sangrando-o. O
taverneiro começou a correr mais depressa e acabou tropeçando.
Caído
no chão, o taverneiro viu o mendigo se aproxima r, então o taverneiro falou:
-Por
que você quer me matar?
-Por
que você me matou!
-Mas
eu te matei porque você matou minha filha.
-Sua
filha seduziu meu filho e depois o matou.
Logo
depois desta confissão, o taverneiro morreu.
UM LOBISOMEN GAULÊS
AUTORES: Matheus Gonçalves, Matheus Vinicius,
Leonardo, Tawan.
Algumas
horas antes da sua transformação em uma criatura horrível: um ser de garras
afiadas, pelos negros, mais ou menos dois metros de altura, presas enormes e
uma força sobrenatural e instinto de caça.
O
taverneiro depois de ter visto a cena saiu correndo para chamar a polícia, mas
o lobisomem correu atrás dele e o matou e a polícia atirou no lobisomem, mas
não conseguiu matá-lo.
Apareceu
um homem dizendo saber matar lobisomens e que o único jeito era usar balas de
prata ou uma estaca de prata. A polícia concordou com o homem, ele estava com
uma mochila e tirou duas armas com bala de prata. Saiu em disparada para
encontrá-lo,logo em seguida.
Saiu
em disparada para encontrá-lo, logo em seguida encontrou-o e começou os
disparos,mas a criatura fugiu,voltou e falou com os policiais que não tinha
conseguido pegá-lo, mas ia conseguir encontrá-lo e matá-lo.
Mas
não sabia que estava sendo seguido pelo lobisomem, então foi atacado por ele,
mas como tinha bala de prata na calça conseguiu matá-lo primeiro.
O QUARTO DOS HORRORES
AUTORES: Luciana, Eduarda, Gabriela.
Mas
durante tanto tempo eu servi a meu mestre e tentei entrar em uma igreja, mas me
faltava coragem para poder entrar, e todas as tentativas foram em vão, mas um
dia consegui entrar e senti uma sensação que nunca havia sentido antes.
A
maravilhosa presença dos santos e vi que não tinha nada demais, se soubesse que
era tão bom não tinha pensado tanto e temido tanto para adentrar a igreja.
Minha
vida mudou depois desse dia eu que era triste, solitário, minha família havia
me abandonou e agora tudo mudou: minha família voltou, tenho vários amigos e
sou muito feliz agora. Encontrei o caminho certo,espero que vocês também
encontrem os seus!
O QUARTO DOS HORRORES
AUTORES: Kelen, Larissa, Alessandra.
Então
depois da água benta comecei a ir para a missa todos os domingos, mas o demônio
me proibiu de ir. Então propus um pacto, pois minha mulher estava doente. Disse
a ele que se curasse minha esposa,ele poderia me transformar em lobisomem todas
às sextas feiras de lua cheia.
Então,
assim foi como dizia o trato, ele curou minha esposa e me transformou em
lobisomem.
Numa
noite de lua cheia, me transformei e sai para as ruas para matar pessoas.
Quando
volte para casa, minha mulher estava muito fraca, decidi ir falar com o demônio
novamente perguntar o que aconteceu, porque minha esposa havia adoecido
novamente.
-Demônio,
por que minha mulher está doente?Nosso trato não era você curá-la e eu me
transformar em lobisomem e servir a você?
-Sim,
mas eu quero mais de você.
-O
que você quer?Pois faço qualquer coisa pela vida da minha mulher, eu a amo!
-Eu
quero sua alma!
Então
assim foi o homem deu sua alma para o demônio.
O
demônio entrou no corpo do homem e resolveu ir para a igreja para destruir a
vida dos fiéis. Ao chegar na igreja, o padre fez a seguinte pergunta:
-Demônio,você está entre nós?
-Demônio,você está entre nós?
E o
demônio ficou quieto, só que alguns minutos depois, o padre começou a jogar
água benta, então o demônio não aguentou e começou a gritar:
-Seus
inúteis, vocês acham que essa aguinha vai proteger vocês de alguma coisa?Deus
não está aqui, só eu.
O
padre começou a rezar e exorcizar o homem.
-Demônio,
saia daqui!Pai Nosso que estais no céu...
Desta
forma o padre conseguiu tirar o demônio do corpo dele e depois ele se confessou
para o padre e tudo ficou bem.
A ORIGEM DO LOBISOMEM
ESCANDINAVO
AUTORES: Samira, Jéferson.
Esse
monstro era um antigo assassino de uma aldeia perto dali, onde ele cometeu uma
série de assassinatos contra mulheres da aldeia. Por treze anos ele sumiu e
muitos achavam que ele tinha morrido;foi quando em uma pacata cidade do
interior ocorreu um assassinato e todos acharam que era um caso isolado ,mas na
verdade era o começo de uma série de assassinatos.
Um
ano depois da morte da mulher, outros casos aconteceram e as mortes eram
diárias. Com isso os habitantes levantaram
a hipótese que poderia ser o mesmo assassino de quatorze anos atrás.
Em
uma noite fria, um homem foi até o celeiro porque havia um tumulto entre os
animais e grito de mulher ao chegar lá achou sua mãe morta e em cima dela um
monstro todo ensanguentado; ele olhou diretamente para a fera e viu o horrível
monstro chorar e se espantou porque o monstro não o atacou e fugiu.
Dias
depois o homem tentou pesquisar para ver o que todas as mulheres mortas tinham
de semelhante e descobriu que o monstro só matava mulheres morenas e que usavam
preto na hora da morte. Depois, juntamente com os aldeões montaram uma
armadilha para a fera; de “isca” colocaram uma mulher morena com um pingente de
prata. A armadilha funcionou e o monstro apareceu,os aldeões logo atiraram e o
monstro caiu.Um dos homens tirou a capa do monstro e descobriu que era uma
mulher morena com corrente de prata no pescoço e um dos aldeões a reconheceu e
disse que seu nome era Andréia e que era uma antiga princesa que morreu
enforcada por uma multidão de mulheres.Logo depois a mulher acordou e explicou
que estava trancafiada em uma torre,como era dia ela não estava transformada e
contou que havia feito um pacto com o demônio e só descansaria em paz, quando
se vingasse de todos os descendentes de suas assassinas, e quando anoitecesse
viraria lobisomem.
Explicou
também que os treze anos que ninguém foi morta é que ela estava presa por uma
bruxa e que depois de sua morte, ela fugiu.
Depois
de ouvir esta história, um morador da cidade a atingiu bruscamente e a matou
com um golpe infalível em seu peito com uma estaca de madeira sagrada.
O LOBISOMEM DO NORTE
Autores:
Luciana,
Eduarda, Gabriela.
Ele
era assustador, todos já sabiam que meia noite, ele se transformavam em um
monstro feio e grande que assustava todos por onde passava; suas roupas eram
rasgadas, olhos grandes e pelos feios. Seus olhos eram tão grandes e tinham
tantas manchas que dava a impressão de avermelhados.
Quando
dava meia noite, a cidade inteira ficava atenta, trancavam as portas e janelas,
com medo de acontecer alguma coisa com suas famílias. Os sinos começavam a
tocar e a cidade inteira fica alerta, com medo do que poderiam ver.
Não
ficava uma alma viva na rua, com medo de sofrerem algum ataque do terrível
monstro. Mas o monstro não gostava desta situação, pensava consigo:
_ Eu não queria mais causar medo em ninguém, pois quando apareço, todos pegam suas crianças, fecham as portas e se escondem até que eu desapareça, sendo assim, então vou desaparecer para sempre, ir para uma cidade bem distante, onde ninguém me conheça e também não possam me encontrar.
_ Eu não queria mais causar medo em ninguém, pois quando apareço, todos pegam suas crianças, fecham as portas e se escondem até que eu desapareça, sendo assim, então vou desaparecer para sempre, ir para uma cidade bem distante, onde ninguém me conheça e também não possam me encontrar.
Então,
em um dia muito chuvoso, ele sumiu e nunca mais ouviram falar do lobisomem do
Norte e a vila ficou muito feliz, mas em noite de lua cheia ainda escutam um
uivar nas ruas.
O LOBISOMEM DO NORTE
Autores:
Antônio, Carlos Daniel, Gabriel, João Alisson, Lucas.
Era uma vez m homem chamado Rogério, ele era
caçador. Uma vez ele subiu em uma montanha para caçar lobos. De repente um lobo
o atacou por trás ferozmente e o apagou.
A
família ficou preocupada por ele não chegar a casa no horário normal e
rapidamente foram à procura dele, em um dos melhores lugares que tinha para
caçar: O pico da montanha.
Sua
família o encontrou com mordidas e arranhões muito graves e o levaram para
casa. A sua irmã mais nova era formada
em medicina e avaliando os ferimentos, percebeu que eles não eram de um animal
qualquer, observando melhor o seu corpo, viu um pelo, arrancou-o e guardou-o
para analisar.
Já
era meia-noite, a lua esta cheia, toda família dormindo, menos a irmã que
estava pesquisando sobre o pelo e quando parecia não ter mais ninguém por
perto, Rogério começou a ter febre alta, pelos começaram a crescer pelo seu
corpo, orelhas pontudas e dentes começaram a crescer, seus olhos mudaram,
depois pulou a janela e foi em direção à montanha e começou a uivar alto em
frente à lua cheia.
Sua
irmã notando este uivo diferente, correu para a janela para ver o que estava
acontecendo, olhando para o pico da montanha notou uma pequena criatura,
uivando. Foi até o quarto do seu irmão e notou que ele tinha sumido; juntando
todas as informações, voltou à montanha e achou um pouco de sangue e o levou
para casa. No caminho de casa avistou seu namorado e para comemorar a união
decidiu dar um pingente de prata que formava um coração e quando se separavam o
pingente se dividia em dois.
Mais
tarde, acabou descobrindo que o sangue e o pelo pertenciam ao mesmo animal e
descobriu também que esse lobo tinha um vírus.
Quando
finalmente chegou a casa, já era tarde demais, pois toda a família já estava
morta com arranhões semelhantes ao do irmão. Desconfiando dele,esperou a
próxima lua cheia e o seguiu, notou que ele era mesmo lobisomem. Desesperada,
correu para a casa de seu namorado e contou-lhe tudo. Desesperadamente ele
pegou uma arma e ela falou:
_Você
vai matar meu irmão?
Seu
namorado respondeu.
É o
único jeito.
Mas
não puderam sair porque a arma estava descarregada e também como era noite de
lua cheia, o lobisomem estava solto, então o namorado disse que o único jeito
seria juntar os pingentes e derretê-los, uma vez derretidos, formariam uma
única bala de calibre 38. Correram para o pico da montanha e avistaram o
lobisomem; deram-lhe um tiro que o acertou em cheio no coração, caindo da
montanha ele morreu e ninguém estava mais em perigo.
O LOBISOMEM DO NORTE
Autores:
Willy,
Thawan·.
A
maneira pela qual a mudança era efetuada variava. Às vezes uma roupa de pele
era jogada sobre o corpo e imediatamente a transformação se completava: outras
vezes, o corpo humano era abandonado e a alma entrava na segunda forma, deixando
o primeiro corpo em estado catatônico, parecendo praticamente sem vida.
Transformado
em sua forma humana, ele foi para um lugar no qual não conhecia e não sabia
onde estava, então começou a bater em uma das portas da cidade pedindo água e a
pessoa que lhe atendeu conhecia um cientista.
Este
cientista lhe deu uma poção para beber e ele sentiu uma dor bem forte na cabeça
e aí aconteceu algo inesperado, a sua transformação em monstro. Ele pegou o
cientista pelo pescoço, deu-lhe uma patada e o cientista desmaiou.
Depois
de três semanas o cientista se transformou em um grande lobisomem chamado de
lobisomem do Norte.
O
cientista-lobisomem foi atrás do outro para propor um combate para ver quem
ficava com o território, então começou um briga e os dois acabaram morrendo e
assim acabaram com a maldição.
UM LOBISOMEM GAULÊS
AUTORES:
Karen, Jéssica, Nathália, Talita, Laura, Sabrina.
O
taverneiro viu as mãos do mendigo cheias de sangue e perguntou:
-Por
que você fez isso com a pobre garota?
O
mendigo apavorado disse:
-Não
sei o que aconteceu com essa garota, pois ela já estava assim quando eu
cheguei.
O
taverneiro não acreditando no mendigo chamou-o e disse:
-Você
é o culpado, você fez isso com ela.
O
taverneiro continuou não acreditando no mendigo. Então o mendigo falou
assustado:
-Não
fui eu, você não está acreditando em mim?
-Diga
a verdade, está na cara que foi você quem fez isso.
O
mendigo sem ter mais desculpas disse:
-Está
bem, eu confesso, mas não fiz tudo sozinho, eu não queria isso, meu amigo me
obrigou e quando viu você se aproximar ele correu.
-Por
que ele correu?- perguntou o taverneiro.
-Porque
estava escurecendo.
O
taverneiro riu irônico e disse:
-A
mamãe o chamou?
-Não.
Você não sabe?Coisas estranhas acontecem com ele!
Na
mesma hora todos escutam um barulho bem alto.
Neste
exato momento tudo escureceu, o taverneiro se apavorou, segundos depois o
mendigo reaparece em forma de lobisomem, o taverneiro desesperado começa a
gritar apavorado, no mesmo instante acontece um apagão, o mendigo que tinha
virado lobisomem, o taverneiro lembrando-se do que tinha acontecido com a
garota e de ter acusado o mendigo, ficou mais assustado,correu em direção a sua
casa, quando abriu a porta,deu de cara com o lobisomem que o ataca,jogando o
taverneiro contra a parede e derrubando velas no chão que incendiou a humilde
casa de palha.
O
taverneiro conseguiu se salvar antes que o fogo se espalhasse. Ele foi se
rastejando até a beira do rio, ele tinha visto que havia quebrado a perna,mas
deu um suspiro de alívio quando lembrou que o lobisomem havia morrido.
Quando
de repente o lobisomem aparece, o taverneiro lembra que tinha uma faca no bolso,
pois de manhã estava ajudando seu irmão no canavial.
Então
ele mira no coração da criatura e lança, no mesmo momento o lobisomem cai no
rio e vai correnteza abaixo.
Finalmente
chegam os vizinhos que ajudam o taverneiro e depois tudo fica bem!
O QUARTO DOS HORRORES
AUTORES:
Jéssica Oliveira, Laura, Nathália, Karen, Sabrina, Talita.
Recebia
críticas e conselhos para sair dessa vida, mas, eu só servia ao meu mestre. Uma
maldição, talvez,falta de Deus,eu era solitário,meu mestre me fazia companhia,
até que um dia eu estava andando na rua e o Padre me encontrou e disse:
-Oi,
eu gostaria que você comparecesse à igreja hoje.
Assustado
falou:
-Não,
obrigado!Tenho uma coisa para resolver.
Então
o padre preocupado disse:
-Não
precisa ser exatamente hoje, pode ser amanhã.
-Amanhã
também não vai dar, pois tenho que trabalhar até mais tarde.
-Então
compareça no final de semana ou então semana que vem, ou compareça algum dia na igreja, disse o padre.
Dias
depois...
-Eu
criei coragem e resolvi vir à igreja, mas no meio da missa comecei a passar mal,
toda a igreja parou para olhar, comecei a me transformar, todos assustados
correram, o único que ficou foi o padre, sem saber o que fazer e ele começou a
orar, aos poucos fui voltando ao normal.
Nunca
mais me transformei em lobisomem e hoje estou totalmente livre da maldição, graças
à caridade de uma alma boa como o padre!
A ORIGEM DO LOBISOMEM
ESCANDINAVO
AUTORES:
Amanda, Paloma, Gabriel, Willian, Victor.
Toda
noite de lua cheia se ouvia uivos nas montanhas da Escandinava, porém ninguém
nunca teve coragem de descobrir o que era, pois os uivos davam medo.
Certa
vez um garoto teve curiosidade e resolveu conhecer essa “tal origem”, e então
falou para seus amigos se eles gostariam de ir com ele até as montanhas, seus
amigos riram de tal história, falando que era coisa da cabeça das pessoas, que
não era real.
Desta
forma, resolveu então ir sozinho, verificar o que havia naquele local e viu uma
criatura estranha, era coberto de pelos, tinha o rosto igual à de um lobo e
tinha garras enormes e perto desta criatura havia um poço enorme e nesse poço
havia uma menina que gritava desesperadamente. Então o menino perguntou:
-Como
você foi parar aí?
Ela
respondeu com voz trêmula:
-Essa
criatura horrível me jogou aqui!Por favor, me ajude!
E o
menino então resolveu procurar uma corda para ajudar a menina e ouviu um
barulho estranho quando olhou ao seu lado havia uma criatura estranha; um
lobisomem.
Ele
correu para despistar a fera e então ele caiu dentro de um poço que havia água
suja e o lobisomem fugiu e ele conseguiu sair do poço.
Ao
chegar em cima, ele encontrou a menina e o lobisomem; o menino e a menina
saíram correndo com medo do lobisomem, mas no fundo o lobisomem era bonzinho. Foi
atrás deles,quando conseguiu alcançá-los,pediu desculpas e de repente os
devorou.
O
lobisomem só estava fingindo ser bonzinho, para atacar mais facilmente suas presas.
Depois do ocorrido ele nunca mais foi visto e os seus uivos também nunca mais
foram ouvidos.
O LOBISOMEM NA IDADE
MÉDIA
AUTORES:
Victor, Paloma, Gabriel, Amanda, William.
Naquele
tempo (Idade Média) eram comuns que os homens se transformassem em lobisomens, principalmente
à noite, eles saíam para assombrar aqueles que tinham medo.
Depois
de transformados os lobisomens se reuniam e combinavam quem iriam assustar.
Mas
existia um que era diferente, ele não tinha prazer em assustar as pessoas.
Sempre
quando via as pessoas falando do tal de “lobisomem” pela cidade, ele até se assustava.
Ele sempre era do tipo “lobisomem bonzinho” e então em uma festa de Natal se
aproximava e os homens iam se reunir e então ele nunca podia passar um Natal
com sua família,como as pessoas comuns.
O
lobisomem fora convidado para uma festa na casa de seus parentes, mas de
repente uma menina apareceu dizendo:
-Não
vá, fique comigo, e ele disse:
-Sim,
eu quero ficar com você!
Então
os dois deram um longo beijo apaixonado e o lobisomem se tornou homem para sempre.
Agora sim,ele conheceu o amor!
UM LOBISOMEM GAULÊS
AUTORES:
Thiago, David, Hugo, Marcelo.
Então
ele levou o corpo da menina para a caverna dele e jogou de cima da montanha
para não deixar rastros e foi para a cidade para fazer mais vítimas.
Quando
ele chegou lá, a taverna estava vazia, todos os moradores da cidade estavam em
um só lugar, na câmara municipal da cidade.
Todos
ficaram morrendo de medo que ele achasse o lugar onde as pessoas estavam
inclusive crianças também estavam em uma casa escondida.
O
lobisomem levou um moço para a sua caverna, queimou-o e entregou-o para os
cachorros comerem e não deixou nenhum rastro em nenhum dos dois assassinatos.
Duas
horas depois chegaram turistas que passaram por ali em viagem, eles entravam em
comércios, em casas e não achavam ninguém, não sabendo o que estava acontecendo,
o lobisomem voltou ao local e fez daquelas pessoas suas vítimas.
No
outro dia, ele não transformado, se arrependeu do que ele fez e se envenenou e morreu,
pessoas o encontraram e o enterraram no lado do lugar onde ficava a caverna
dele.
O LOBISOMEM DO NORTE
AUTORES:
Thiago, David, Hugo, Marcelo.
Isso
acontece quando tem lua cheia que a alma á abandonada e toma outro rumo. O rumo
que até hoje é chamado de lenda do lobisomem do Norte.
O
lobisomem do Norte era visto mais pelas encruzilhadas do Pará,em noites de lua
cheia,ele saia para pegar crianças e matá-los.
Pois
não só as crianças, mas também os adultos. O objetivo do lobisomem era conquistar
a sua amada Gislene.Só que ela não sabia que o seu amado era lobisomem,mas em
uma bela noite de lua cheia, sua amada,Gislene,descobriu que seu amado era um
lobisomem.
Na
hora ela não quis aceitar que o seu escolhido fosse lobisomem, só que o amor
falou mais alto e eles ficaram juntos.
Depois
de 30 anos..., não conseguiu suportar a tentação e matou sua esposa.
O
LOBISOMEM DA IDADE MÉDIA
AUTORES;
Clarice, Rayane.
Então
todas as vezes que eles se reuniam à noite, as pessoas ficavam assustadas com a
suposta idéia deles se transformarem em lobisomem.
Esses
homens só se transformavam em lobo depois da meia noite, para ir assustar as
pessoas, muitas já sabendo disso nem gostava de sair depois da meia noite.
Mas
eles faziam isso não para sair por aí assustando os outros, mas sim porque eles
se sentiam bem fazendo isso, era uma vontade deles.
Como
era uma vontade deles, eles não faziam porque eles queriam, isso era uma
vontade passageira, que ia e vinha, às vezes queriam, às vezes não.
Mas
até que um dia tinha uma bela moça na janela de sua casa respirando um ar puro,
até que um dos lobisomens se encantou por sua beleza e logo em seguida, ele foi
falar com ela, então os dois dialogaram até que eles se beijaram apaixonadamente.
Depois de duas noites, os lobisomens se encontraram de novo para ir para a
rua,foram andando pela rua, um dos lobisomens e a mulher na janela da casa dela
de novo, então,ele vai lá falar com ela,falar que gostou dela.
Até
que os dois se apaixonaram, nisso eles começaram a namorar e conforme foi
passando o tempo eles se assumiram para todos e ai foram morar juntos, ela teve
um filho com ele e lê continuou saindo todas as noites de Natal.
O QUARTO DOS HORRORES
AUTORES:Willian,Rabech,Layra,Nathália.
Eu
servia o demônio sem querer, ele entrava no meu quarto e eu, me transformava da
água para o vinho, sempre que eu queria visitar a Igreja, uma voz não deixava.
Um
belo dia resolveu visitar a igreja, estava me arrumando, quando eu ouvi uma voz
no meu quarto me chamando,então resolvi ver quem era,quando entrei no quarto, a
porta bateu e fiquei assustado, olhei para um lado, olhei para outro, quando vi
uma pessoa com uma capa preta e com os olhos vermelhos!
Perguntei
o que ele queria, falou que se eu fosse para a igreja ele iria tirar a pessoa que
eu mais gostava, então me ajoelhei no chão e pedi para Deus tirar essas coisas
de mim e mais tarde fui para a igreja e agradeço a Deus por me livrar de todo mal.
E assim todo mal foi quebrado.
O LOBISOMEM GAULÊS
AUTORES:Davi
Richard,Michael Teles,Rogério,Nathan.
Depois
o lobisomem pegou a cabeça da menina de novo e escondeu embaixo da roupa e foi
correndo atrás do mendigo e o lobisomem gaulês parou e olhou para a lua e viu
que estava amanhecendo.
Começou
a se transformar e ficar estranho. O lobisomem foi para o meio do mato, foi a
hora que ele se transformou em humano
depois ele ficou com sono e acabou dormindo no cemitério.Veio a outra
noite e o lobisomem começou a caçar no meio da mata,procuraram e acharam uma
casa ,foram atacar,mas os donos eram caçadores de lobisomem.
Então
os lobisomens foram atacar, mas os caçadores estavam e os lobos começaram a uivar,
os lobos atacaram, mas os humanos foram mais rápidos e começaram a atirar nos
lobos e os lobos morreram.
O LOBISOMEM DA IDADE
MÉDIA
AUTORES;Nathan,Rogério,Davi Richard,Michael.
Depois
que a festa acabou os lobisomens foram assustar os seres humanos. Os seres
humanos disseram que os lobisomens eram da Idade Média e se escondiam no
cemitério.
Os
seres humanos se esconderam dentro de um caixão e saíram lobisomens dentro do
caixão e estavam querendo assar humanos.
Os
seres humanos falaram vocês querem carne humana ou ossos, já que vocês querem
ossos, venham pegar. Os humanos abriram os caixões e pegaram os ossos e jogaram
para os lobisomens,eles disseram que iam comê-los,mas o sol já estava surgindo.
O LOBISOMEM DO NORTE
AUTORES:
Dheison, Sthefanie, Luiz.
Na
família de seis mulheres, nasce um menino que se transforma em lobisomem toda
meia noite. É um bicho peludo que se transforma à meia noite em ponto, toda
sexta feira 13. Ele sobe em um penhasco e aí começa o uivo.
Ele
é muito perigoso quando está bravo, ele morde ou ataca com seus dentes e suas
mãos cheias de pelo até matar.
Aconteceu
isso com uma família em que a mulher estava grávida de um menino,quando a
criança nasceu,era uma criança saudável e esperta. Aos seus doze anos, no dia
de seu aniversário, ele se sentiu muito mal e quando chegou à noite, ele se
transformou em um lobisomem.
Daí
em diante, esse menino começou a se transformar em lobisomem, em toda meia noite,
às sextas-feiras.
UM LOBISOMEM GAULÊS
AUTORES:
Johnny, Henrique.
Então
ele percebeu que aquele médico era um assassino, rapidamente pegou o telefone e
discou para a polícia, mas o mendigo acabou fugindo, na mesma hora, chegaram os
policiais e começaram a investigar o que levou o médico a cometer uma coisa tão
brutal com a menina de 15 anos, começaram a mexer nas coisas do médico deixadas
por ele e acharam a foto da menina e atrás da foto estava o endereço dos pais
dela.
Chegando
à rua dos pais dela, viram e ouviram choros desesperados dos seus pais, ao
verem os policias falaram assim:
-Por
favor, peguem o assassino que fez isso com minha filha, queremos justiça.
Começaram
então a investigar melhor o caso e andando a alguns quarteirões, viram dois
mendigos e foram buscar informações desse assassino misterioso. Então os
mendigos disseram:
-Eu
o vi indo a caminho de São Francisco, fica a uns 10 quilômetros, deve estar na
casa de algum amigo.
Rapidamente
foram a caminho de São Francisco, chegando lá procuraram o FBI, peritos neste
tipo de crime, logo puxaram a sua ficha criminal e o endereço onde o mendigo
estava escondido.
Por
volta de dez horas da noite, o FBI indicou o condomínio onde ele estava e
conseguiram prender o mendigo.
Dias
depois, no tribunal, o juiz sentenciou vinte anos de prisão e com isso a
família viu que a justiça foi feita.
Projeto Zoológico de São Paulo
Projeto desenvolvido por professores de diversas áreas da E.E. Brazília Tondi de Lima para proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental o contato com os diversos tipos de animais existente no parque e possibilitar a oportunidade de observar, identificar como vivem e são tratados esses animais pelo homem;
Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.
Projeto desenvolvido por professores de diversas áreas da E.E. Brazília Tondi de Lima para proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental o contato com os diversos tipos de animais existente no parque e possibilitar a oportunidade de observar, identificar como vivem e são tratados esses animais pelo homem;
Reconhecer o ser humano como agente e paciente de transformações intencionais por ele produzidas no seu ambiente.
Oficina de Crônicas
Projeto de produção de crônicas desenvolvido pelas
professoras de Língua Portuguesa, Edinéia Klinger e Silvia Maria Rodrigues, com
os alunos da 8ªB e 8ªC para apresentação
nas Olimpíadas de Língua Portuguesa de 2012.
Aquário de Santos
Vídeo-registro da visita ao Aquário de Santos
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