CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV

  




SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA DE CONTROLE DE DOENÇAS CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA “PROF. ALEXANDRE VRANJAC” 
      Divisão de Imunização 





CARTA AOS PROFESSORES SOBRE A VACINA HPV  
Senhores professores,  
O Ministério da Saúde, dando continuidade por intermédio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e de Educação, realizará a Campanha de Vacinação Contra o HPV a partir de setembro de 2015 para as meninas de 9 a 11 anos de idade, em escolas públicas e privadas e nas Unidades Básicas de Saúde.   
O objetivo desta vacina é proteger contra câncer de colo de útero e verrugas genitais.  
O câncer de colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. A vacina contempla ainda 2 tipos de HPV de baixo risco (HPV 6 e 11), responsáveis por cerca de 90% das lesões anogenitais.  
Vale ressaltar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem usar preservativos nas relações sexuais.  
Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer de colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV.  
Assim sendo, as meninas de 9 a 11 anos que já receberam a 1ª dose em março serão vacinadas com a 2ª dose em setembro. As meninas desta faixa etária que ainda não iniciaram a vacinação também deverão ser vacinadas. As adolescentes de 12 e 13 anos que não iniciaram a vacinação ou não receberam a 2ª dose no ano passado, quando da introdução da vacina no calendário, deverão procurar a UBS mais próxima da residência.  
A vacinação das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.    
Sabemos que o apoio dos senhores, como formadores de opinião, é imprescindível para o alcance dessa meta. Contamos com sua colaboração!   
Atenciosamente,  Divisão de Imunização  14/02/2015 

Leia mais em: http://desaobernardo.educacao.sp.gov.br/Paginas/REDES/Rede-2452015.aspx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog