Páscoa suas origens e seus significados

                                                                   


       PÁSCOA

           Muitas das festas que hoje celebramos são muito mais antigas do que imaginamos. Essas comemorações têm geralmente uma origem pagã, ou seja, são rituais que existiam antes do cristianismo.

A Páscoa é uma dessas festas que mudou seu significado original e foi adaptado aos costumes e crenças de vários povos.
A mulher, o ovo e o coelho.Os símbolos da fertilidade


Os povos antigos da Europa realizavam, há milhares de anos, festas em  adoração à deusa da primavera Eostre, após a passagem do rigoroso inverno da região. Esses festivais  celebravam a fertilidade e  a renovação da vida.





          
Hebreus atravessando o Mar Vermelho, fugindo do Egito
        Os rituais desses antigos povos foram agregando outros significados ao longo do tempo. Os judeus,por exemplo, celebram o Pessach (passagem) a mais de 3500 anos, que marca a libertação dos hebreus(judeus), então escravos, após  fugirem do Egito.

                                                                                                            
       O cristianismo também adotou alguns símbolos dos antigos povos pagãos, como os ovos que passaram a ser pintados com imagens cristãs e utilizando a ideia de passagem e libertação através da ressurreição de Cristo. 

         Atualmente, a Páscoa celebrada em todo o Ocidente é uma fusão de rituais e simbolismos milenares de várias culturas diferentes, que se manifestam nos ideais de renascimento e renovação da vida.                                             
        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog