Aumento das tarifas do transporte público e a Revolta do Vintém
Os protestos populares, como vemos hoje em todo o Brasil, não são raros na nossa história. A luta do povo por seus direitos e contra injustiças foi sempre uma marca dos brasileiros. Podemos relacionar essas manifestações atuais (junho de 2013), com a Revolta do Vintém de 1879, não só pela causa imediata (aumento da tarifa transporte público) mas também pelas reivindicações mais amplas contidas em ambas.
http://www.brasilescola.com/historiab/revolta-vintem.htm
"Para termos uma ideia do espírito popular no final do século XIX, basta lembrar da Revolta do Vintém. O governo, com seus figurões acostumados a passear nos próprios tílbures (carruagens), não viu problema algum em decretar o aumento das passagens dos bondes, lá no final de 1879. A população carioca pobre foi para a rua protestar. A polícia não ficou a pé: veio rápido, a cavalo, descendo o cacete. A massa, então, se defendeu, arrancando trilhos, derrubando veículos e fazendo barricadas (montes de entulhos, caixas pedaços de muro, móveis que bloqueiam a passagem das tropas pela rua). Finalmente, o Exército interveio: o problema do transporte era resolvido transportando os pobres para o cemitério.
...Essas revoltas urbanas vinham com uma exigência nova no Brasil: a do direito de cidadania. Ou seja, o cidadão (especialmente o morador da cidade) tem de ser respeitado pelo Estado.
...Para alguns republicanos, a queda da monarquia deveria ser semelhante à Revolução Francesa, com a igualdade baseada na liberdade e nos direitos para todos os cidadãos." Mario Schmidt in "Nova História Crítica do Brasil - 500 anos de História malcontada"
E a República veio...
Comentários
Postar um comentário